quarta-feira, agosto 31, 2005

A caixa-preta do Paysandu

Em sua (excelente) coluna em "O Liberal" (www.oliberal.com.br) desta quarta-feira, 31, o jornalista Carlos Ferreira, um dos profissionais de competência e experiência reconhecidas da crônica esportiva paraense, revela o explosivo ofício no qual o advogado Roberto Mendes Cavalleiro de Macedo, conselheiro e benemérito do Paysandu, renuncia ao cargo e à benemerência, além de anunciar medida judicial para cobrança de prestação de contas “correta e legal” da diretoria do clube. O ofício foi endereçado ao presidente do Paysandu, José Arthur Guedes Tourinho, que é também deputado estadual pelo PMDB, e ao presidente do Conselho Deliberativo do clube, Antônio Carlos Trindade, empresário da educação e um dos sócios do colégio Ideal.
Profissional respeitado, Cavalleiro de Macedo é tido como uma das maiores autoridades em direito tributário no Pará e foi consultor do Estado no segundo mandato como governador (1991-1994) do hoje deputado federal Jader Barbalho (PMDB). Ele é reconhecido como moralmente inatacável.
O deputado José Arthur Guedes Tourinho tem como patrono político Jader Barbalho. Foi por indicação do mesmo que Tourinho ocupou o cargo de superintendente da extinta Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), da qual foi defenestrado sob acusação de corrupção. O deputado-cartola é parte em 13 ações que tramitam na Justiça Federal no Pará.
A carta de Cavalleiro de Macedo, pelo que permite concluir a notícia, resume os questionamentos feitos por Pautalivre.com na edição de 24 de julho, sobre a caixa-preta nas quais foram transformadas as contas do Paysandu. A matéria de abertura deste blog, sobre o assunto, teve por título "Tourinho e a caixa-preta do Paysandu", conforme o leitor poderá verificar clicando nos arquivos do mês de julho (à direita do blog).
No ofício, revela ainda Carlos Ferreira em sua coluna, Cavalleiro de Macedo justifica a decisão dizendo que não pode “compactuar com os desmandos administrativos e financeiros existentes, além da utilização descarada do Paysandu como instrumento de jogo político, inclusive e especialmente de familiares”. O advogado adianta, acrescenta Carlos Ferreira, que vai cobrar na Justiça, em conjunto com outros ex-conselheiros e conselheiros, “as prestações de contas formais, decentes, adequadas e devidamente legalizadas, que jamais foram apresentadas, de forma correta e legal, ao deslumbrado presidente do Conselho Deliberativo”.
O ofício - Em seguida, o ofício, na íntegra:

“Exmo. Sr . Dr. Artur Tourinho

“DD. Deputado da Assembléia Legislativa do Pará
“DD. Presidente do PAYSANDU SPORT CLUB

“Prezado Senhor,

“Diante do fraco e omisso Presidente do Conselho Deliberativo do Clube venho, pela presente, RENUNCIAR, de forma irrevogável e irretratável, ao Conselho Deliberativo do glorioso PAYSANDU SPORT CLUB, em vista de não poder compactuar com os desmandos administrativos e financeiros existentes, além da utilização descarada do PSC como instrumento de jogo político, inclusive e especialmente de familiares.
“Também irá ser cobrada na Justiça, na forma do que autoriza a legislação em vigor (em conjunto com outros conselheiros e ex-conselheiros), as prestações de contas formais, decentes, adequadas e devidamente legalizadas, que jamais foram apresentadas, de forma correta e legal, ao deslumbrado Presidente do Conselho Deliberativo.
Igualmente renuncio ao Título de Benemerência que me foi outorgado pelo Paysandu Sport Club por serviços prestados ao clube, dentre os quais o caso Aldo - a respeito do qual recebi telefonema para minha residência, em Icoaraci, com pedido de desculpas envergonhadas de V. Exa. pelo vexame da derrota do time depois de todo o esforço jurídico.

“Atenciosamente,

“JOÃO ROBERTO MENDES CAVALLEIRO DE MACEDO”

1 Comments:

At 6:00 AM, Blogger reggy said...

What are your favorite tech startup founder's blogs ?
In a week, I will have the privilege of addressing the Founders Forum SIG to talk about Blogging for Company Founders.
Hello, If you are interested in some Black Adult Sites, go see my ebony porn related site.

 

Postar um comentário

<< Home