domingo, agosto 07, 2005

Humanização

Um conceito que vem sendo muito explorado nos grandes centros hospitalares é o compromisso dos profissionais de saúde em minimizar o desgaste emocional que fragiliza o usuário e seus familiares. Recebê-los o melhor possível nessa fase tem sido o trabalho incessante de psicólogos e assistentes sociais. Difícil mesmo é convencer alguns médicos que este aspecto é tão importante quanto o tratamento em si.
A preocupação é humanizar a relação entre médico e usuário. Pode até soar estranho, mas diante da realidade é indispensável para evitar que essa relação, por parte do médico, se torne impessoal. (Laura Rosa Almeida)

1 Comments:

At 10:35 AM, Blogger paroara said...

A humanização dos profissionais de saúde está na ordem do dia. Entretanto, para alcança-la, é necessário sensibilizar instituições que, pela costumeira inércia, propiciam situações como essas de seu comentário.
Sem a participação da sociedade, das universidades, dos conselhos profissionais, dos sindicatos das categorias e das secretarias de saúde, ficaremos no óbvio das constatações que nos indiguinam desde ontem, hoje e nas próximas manhãs.
Porém, nem tudo é adversidade. Nesse assunto da humanização dos profissionais da saúde, os únicos orgãos que de fato fazem algum esforço no sentido de garantir os direitos dos pacientes e de seu familiares é o MP e o da saúde.

 

Postar um comentário

<< Home