sábado, setembro 03, 2005

Notícias do "Painel"

Da coluna "Painel, da edição deste sábado, 3, da "Folha de S. Paulo" (acesso restrito a assinantes do jornal e/ou do UOL, no endereço eletrônico www1.folha.uol.folha.br.fsp/):


“Vento contra

Emissários de José Dirceu fizeram prospecções no STF para avaliar as chances de um eventual recurso do ex-ministro ao tribunal questionando a ação movida contra ele na Câmara. O resultado foi desanimador.

“Questão de enfoque

Por trás das declarações públicas de otimismo, a estratégia de Dirceu é a de redução de danos. O deputado sabe que perderá o mandato. Espera, no entanto, conduzir seu processo de modo a não ser cassado como um "mensaleiro" qualquer.

“Olha a cobra...

“Ao longo do dia de ontem, circulou a história de que um grupo capitaneado pelo líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (SP), anunciaria sua saída do Campo Majoritário do PT caso José Dirceu permanecesse na chapa que disputará a eleição interna no próximo dia 18.

“...já passou

“Mas, encerrada a reunião, permaneceram todos no Campo -e Dirceu na chapa. Mercadante foi até bastante conciliador em suas intervenções.

“Sem fronteiras

“É enganoso pensar que as resistências a Ricardo Berzoini, candidato "oficial" à presidência do PT após a desistência de Tarso Genro, estejam limitadas ao ramal paulistano do partido.

“Em outra

“Mas de fato há dificuldades com o PT-SP. Na próxima segunda-feira, a família Tatto, à frente de seu exército particular de militantes, deve anunciar apoio a Valter Pomar, um dos candidatos da esquerda partidária na disputa pela presidência.

“Em massa

A bancada de senadores do PT vai emagrecer mais. Além das saídas de Cristovam Buarque (consumada) e Delcídio Amaral (iminente), estão com um pé fora da sigla Saturnino Braga, Flávio Arns e Serys Slhessarenko. O PDT é o caminho mais provável do trio, mas há também o PSOL."